quinta-feira, 14 de maio de 2015

Evolução da Web: A Web social

Sabe-se que os recursos que a World Wide Web possibilita a seus usuários atualmente são imensos, dentre eles redes sociais, blogs e fóruns, os quais compõem a Web 2.0, também conhecida como Web social.

Segundo Graham Cormode, membro-diretor da equipe técnica dos Laboratórios AT&T Shannon em Nova Jersey, e Balachander Krishnamurthy, pesquisador também dos Laboratórios AT&T, "a "Web 2.0" captura uma combinação de inovações na Web nos dias de hoje. Uma definição precisa é difícil de ser elaborada e muitos websites tentam dificilmente separar a Web em rótulos: "Web 1.0" e "Web 2.0".

Porém, há uma clara distinção entre os novos sites da Web 2.0, como Facebook e Youtube, e a "velha Web". A separação é visível quando projetada em uma variedade de eixos. como o tecnológico (tecnologias de escrita e apresentação usadas para renderizar um site e permitir a sua interação com o usuário), o estrutural (propósito e leiaute do site) e o sociológico (noções de amigos e grupos). Esses deslocamentos coletivamente têm implicações para pesquisadores que buscam pelo modelo, pela medida e pelos aspectos preditivos desses sites. Algumas metodologias que cresceram em torno da Web não se aplicam mais atualmente. [...]"

Os pesquisadores afirmam também que ""Web 2.0" é um termo usado para denotar alguns conceitos diferentes: sites da Web baseados em um conjunto particular de tecnologias como AJAX; aqueles que incorporam um forte componente social, envolvendo perfis de usuário e links de amizade; aqueles que encorajam o usuário a gerar conteúdo na forma de postagem de texto, vídeo e fotos, além de comentários, tags e classificações; ou apenas os sites da Web que ganharam popularidade nos últimos anos e estão sujeitos a especulações acerca de valores e perspectivas de IPO - do inglês Initial Public Offering, traduzido por Oferta Pública Inicial."

Contudo, eles avisam que "essas várias categorias têm interseções significativas, e por isso faz sentido falar amplamente sobre as classes dos sites da Web 2.0 sem a ambiguidade excessiva sobre a qual a definição é usada. Decidir se um dado site faz parte da Web 1.0 ou da Web 2.0 pode ser uma proposição difícil, não somente porque os sites são dinâmicos, apresentando novas características ou designs, sem a participação ativa dos usuários. Em particular, não há um número explícito da versão [...], e muitos sites são referidos como sendo "versão beta permanente". [...]"
Esta é uma entrevista sobre a Web 2.0, feita pela Universidade Corporativa Sindi-Clube com o Eduardo Favaretto, empresário especialista em Internet:


Este é um discurso TED Talk do Sir Tim Berners-Lee, cientista da computação que desenvolveu a World Wide Web, sobre o futuro da sua criação:


Fontes: http://whatis.techtarget.com/definition/Web-20-or-Web-2 (em inglês Página acessada às 18h53min do dia 24 de abril de 2015 e modificada pela última vez em janeiro de 2015)
https://www.youtube.com/watch?v=JgaKFYgAbfs (Vídeo acessado às 18h30min do dia 14 de maio de 2015 e modificado pela última vez em 13 de junho de 2008)
http://www.ojphi.org/ojs/index.php/fm/article/view/2125/1972 (em inglês - Página acessada às 14h34min do dia 30 de maio de 2015 e criada no dia 20 de maio de 2008)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Evolução da web - Cenário atual na sociedade

No vídeo abaixo, há uma apresentação de alguns pontos de vista sobre a web 3.0 (atual) e suas implicações na sociedade. Confira:



Vídeo produzido por Chris van der Ven, encomendado pela ECP-EPN.